sábado, 15 de setembro de 2007

Minha avó Alzira


Ás vezes nos lembramos de alguém por causa de uma música,um gesto,um olhar...Para mim,lembrar da minha avó está relacionado ao olfato.Muitas vezes sinto algum cheiro e digo:"cheirinho do guarda-roupa ou da casa” de vovó Alzira.Talvez,isso aconteça pelo hábito que ela tinha de guardar sabonetes no guarda-roupa (me lembro disso desde a infância).Não sei se era esse o perfume,mas quando sinto o cheiro de Rastro ou um outro (acho que era da Avon) que tinha um formato de um "cisne” (eu acho),sinto o cheiro dela.Hoje mesmo abri o sabonete "Alma de Flores” e pensei:"cheiro de vovó Alzira";talvez por esse motivo comecei a escrever esse texto.
Única avó que tive a oportunidade de conhecer e adorava quando ia passar as férias com ela.Hoje me arrependo de não ter estado mais vezes ao lado dela.Lembro que os netos de Ilhéus ficavam com ciúmes,pois ela só deixava encher a piscina quando os "filhos de Jú" chegavam.
Meu pai dizia que eu fazia um gesto com a boca igual a ela.Jamais poderia esquecer quando fazia aniversário,ela era a primeira a telefonar,bem cedinho,e não importava quem atendesse ao telefone,ela começava a cantar "Parabéns pra você...” quem atendia ao telefone corria me acordando para ouvi-la.Não dava tempo nem de agradecer,pois quando terminava de cantar ela desligava o telefone.Nunca se esquecia de guardar num envelope "um dinheirinho" para dar de presente aos netos.Ah,não posso deixar de falar da "água maravilha",que sempre tinha em casa para socorrer alguém de um arranhão.
Já contei para a família que algumas vezes sonhei com ela,e num desses sonhos, ela se referiu a um aparelho de jantar azul que queria me dar.Portanto,se existir mesmo esse aparelho de jantar,espero que dividam comigo (é brincadeira!!!!).
Sinto muitas saudades dela,da casa onde morava,dos bate-papos no banquinho da entrada,da cocada de cacau (ela me ensinou a fazer,mas esqueci,só sei que era trabalhoso;secar as sementes do cacau,triturar.....).Saudades da sua presença!!!!
Por coincidência mesmo,ontem arrumando o armário,achei um caderno de receitas que usava,e quando folheei,encontrei uma carta (nem sabia que minha mãe a tinha guardado) cuja mandei para ela,agradecendo-a por ter mandado uma parte do dinheiro para a compra do meu piano.Vou transcrevê-la abaixo:


Vitória da Conquista-01-12-73


Querida vovó Alzira
Escrevo-lhe esta cartinha para agradecer-lhe o dinheiro que a senhora tem mandado.Nós recebemos pelo Banco esta semana.
Como vai a senhora de saúde?
Eu vou bem.Já estou de férias,vou tocar na audição sábado.
Como "vai" os meninos daí?
Lembranças a todos.
Um abraço e um beijo da neta que muito lhe quer.
Tamara g. Cunha




Já se passaram 34 anos que a escrevi,e 21 anos que ela se foi......

4 comentários:

Guerra disse...

Engraçado como são as coisas.. Qdo biza faleceu eu era um pequena criança de dois anos... e por isso n guardo muitas lembranças....apenas uma leve saudade do que eu poderia ter vivido!
Quando li o post .. e vi algumas coisas como sabonetes no guarda-roupas, água maravilha para arranhões, dinheirinhos nos envelopes e telefonemas quase que de madrugada para desejar um feliz aniversário ... me acabei de chorar porque para mim essas características são reais e ainda muito vivas da minha tão amada vó Nita.
Sinto como se fosse ontem, quando eu sai de casa para morar sozinha e fazer a tão sonhada graduação, e da uma saudade tão grande, que chega a doer as vezes.
Feliz de quem tem histórias para contar Tamy, feliz daqueles que sabem exatamente que é ter uma família.
Bjuu no coração!

Bel disse...

Tamy, muito do que você sente faz parte das minhas memórias de infância também. Pra mim as coisas são diferentes, porque morei na casa dela por 6 anos, numa fase difícil, logo após o derrame. Mas a memória olfativa é fantástica, sim. Tem também o cheiro do quarto de tio Daniel...

É tanta coisa... que faz o passado voltar tão claro, que às vezes me questiono quanto tempo passou, de fato, porque parece que foi ontem, de tão reais que se apresentam as memórias. Obrigada por trazê-las de volta!!!

Beijo enorme, prima!

Tucha disse...

Ela era mesmo um doce de pessoa, terna, afetuosa... sempre tinha uma palavra carinhosa ou mesmo ajuda em dinheiro. Lembro que ela uma vez me ajudou a realizar o sonho de uma viagem.
Doce lembrança Tame!

Jose Ramon Santana Vazquez disse...

Desde mis BLOGS:

--- HORAS ROTAS ---

y

--- AULA DE PAZ ----

quiero presentarme

en esta nueva apertura

del eminente otoño.

Tiempo que aprovecho

ahora para desear

un feliz reingreso en

la actividad diaria.

Así como INVITAROS

a mis BLOGS:

--- HORAS ROTAS ---

y

--- AULA DE PAZ ----

con el deseo de que

estos sean del agrado

personal.

Momentos para compartir

con un fuerte abrazo de

emociones, imaginación y

paz. Abiertos a la comunicación

siempre.


afectuosamente :
TAMARA GUERRA









jose

ramon…